Farmacotécnica

Sobre

Neste laboratório são realizadas as aulas práticas da disciplina de farmacotécnica I (que corresponde a produção de formas farmacêuticas semissólidas e liquidas), farmacotécnica II (voltada para produção de formas farmacêuticas sólidas) e , onde os alunos aprenderam em escala artesanal, as técnicas e a manipulação dos medicamentos em suas diferentes formas farmacêuticas – sólidas (pós, cápsulas), semissólidas (pomadas, pastas, géis, emulsões) e líquidas (soluções, xaropes e suspensões), conforme as boas práticas de fabricação. É importante destacar que as formas farmacêuticas líquidas, serão produzidas em soluções aquosas e hidroalcóolicas, xaropes, elixires e suspensões; as formas farmacêuticas sólidas, serão produzidas em pós, envelopes e cápsulas; e a formas farmacêuticas semissólidas, serão produzidos pomadas, pastas, géis, cremes e loções cremosas. Além de formas sólidas plásticas como supositórios e óvulos e parte do Estágio Supervisionado.

O Controle de Qualidade visa as seguintes funções: ▪ Monitorar o recebimento de matérias-primas e produtos acabados; ▪ Acompanhamento da fabricação de produtos e dos processos; ▪ Elaboração de análises e laudos, incluindo laudos de não conformidades a fornecedores ou de descarte de produtos não – conforme; ▪ Armazenagem de contraprovas;

Serviços prestados: Aulas práticas; Produção de medicamentos e cosméticos; Estágio supervisionado.

Previsão de demanda inicial: 25 alunos por subturma.

Diferencial: Nosso laboratório de farmacotécnica é todo confeccionado com bancadas de inox para a manipulação dos insumos farmacêuticos, este foi arquitetado em setores: Sólidos; semi-sólidos e líquidos; homeopatia. Este possui um setor de estoque diversificado e munido de todo tipo de vidraria necessária para as práticas químicas: Beckers, Provetas, Erlenmeyers, Buretas, Balões diversos, Colunas, Gral com pistilos de tamanhos diversos, vidros de relógio, Pipetas, Funis, Kitassatos, Cálices, todos em diferentes volumes e quantidades consideráveis. Além de um acervo bem vasto de insumos farmacêuticos disponíveis para as aulas práticas. Com equipamentos diversificados para manipulação como: Balanças analíticas, Agitadore de Peneira, Banho-Maria de 8 bocas, micropipetas, Chapa aquecedora, Agitador mecânico, Câmara escura, Viscosímetros.

Estrutura