Ouvidoria

    OUVIDORIA A E SUAS FINALIDADES

     A Ouvidoria da IES, órgão interno vinculado à Direção, representa um mecanismo institucionalizado de interação entre a comunidade acadêmica, alunos, professores, egressos, funcionários e membros da sociedade civil organizada, com as instâncias administrativas da IES, visando a contribuir para o aperfeiçoamento da gestão institucional, no que se refere ao tratamento das demandas das comunidades interna e externa.

    A Ouvidoria da IES tem por finalidade:

     I – oferecer à comunidade externa e interna um canal de comunicação com a administração da IES para o encaminhamento de suas demandas;

    II – proporcionar oportunidades de intervenção crítica da gestão da Instituição, visando o exame das reivindicações formuladas, a melhoria das atividades desenvolvidas e dos serviços prestados pela IES;

    III – estimular a prática da cidadania, mediante a participação crítica do corpo discente, docente, técnico-administrativo e da comunidade externa na qualidade dos serviços educacionais prestados;

    O Ouvidor da IES deve agir em consonância com o presente regulamento e pautado pelas seguintes diretrizes:

    I – facilitar e simplificar o acesso dos usuários aos serviços de Ouvidoria;

    II – atuar na prevenção de conflitos;

    III – atender as pessoas com ética, cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento, buscando solucionar rapidamente as questões;

    IV – agir com integridade, transparência e imparcialidade;

    V – resguardar o sigilo das informações do solicitante e garantir o direito à resposta, acompanhando caso a caso até a sua finalização;

    VI – divulgar a Ouvidoria aos vários segmentos da comunidade que podem utilizar seu trabalho.

    São as atribuições do Ouvidor:

    I – receber questionamentos, reclamações, sugestões, consultas, denúncias ou elogios provenientes da comunidade interna e externa da IES;

    II – encaminhar as demandas aos setores envolvidos para que possam:

    1. a) No caso de reclamações, justificá-las e/ou corrigi-las, caso verdadeiro, garantindo o sigilo do reclamante;
    2. b) No caso de sugestões, examiná-las, adotá-las, ou justificar a impossibilidade de sua adoção;
    3. c) No caso de consultas, responder as questões dos solicitantes, orientando-os de acordo com as normas institucionais;
    4. d) No caso de elogios, conhecer os aspectos positivos e socializar aos setores competentes;
    5. e) No caso de denúncias, encaminhá-las aos setores envolvidos para que verifiquem a veracidade das informações, apurem os fatos, garantindo o sigilo do denunciante.

     Casos de elogio consulta e sugestões, serão garantidos o sigilo do demandante se este assim o requerer. Denúncias e reclamações, em qualquer situação a Ouvidoria preservará a identidade e contatos do demandante.

    Na Ouvidoria, os usuários serão atendidos pessoalmente, por e-mail ou via caixa de sugestões/reclamações disponibilizadas no site.

    A Ouvidoria é utilizada por toda a comunidade acadêmica da IES, assegurando aos usuários a investigação dos fatos contidos nas solicitações e direito à resposta de forma objetiva e imparcial.

    Os usuários deverão informar corretamente os dados da solicitação para que a Ouvidoria possa averiguá-la, mantendo o respeito e a ética para com as pessoas e os setores envolvidos.  A Ouvidoria atende todas as solicitações não anônimas e anônimas, checando e encaminhando. Entretanto nos casos de solicitações anônimas, a Ouvidoria reserva-se o direito de considerar ou não, observando se de forma desrespeitosa, de cunho explicitamente pessoal e fora de contexto.