Os desafios do engenheiro civil na atualidade

January 12, 2018

A Engenharia Civil está entre as profissões mais requisitadas no mercado de trabalho brasileiro. É também uma das que registram os melhores salários entre os profissionais de nível superior e, além de tudo, ainda oferece uma alta taxa de ocupação, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).Outro fator interessante para os interessados no curso é que esse profissional normalmente é tão disputado no Brasil que antes mesmo de se formar estudantes de Engenharia Civil já encontram boas oportunidades em estágios e programas de trainee.

A Engenharia Civil é uma profissão que paga valores similares em todas as regiões do Brasil. Ou seja: o engenheiro civil não precisa migrar para os grandes centros urbanos para ter acesso a bons salários. Além disto, como explica o coordenador dos cursos de engenharias da faculdade Cosmopolita, Wandemyr Filho, a  construção civil não é o único campo de atuação desse profissional.  “Trabalhamos para que este aluno conheça um pouco das diversas áreas em que pode atuar, aumentando sua gama de opções. Com uma graduação mais generalista, nossos alunos, quando formam, podem entrar nos diversos campos de mercado como mineração, geotécnica,equipamentos industriais, materiais de construção, telecomunicações, petróleo, setor financeiro,informacional, além dadocência”, explica.

Além de dispor de laboratórios de última geração, a Faculdade Cosmopolita inova em sua grade curricular ao juntar teoria e pratica. Durante a formação, os alunos são convidados a participar de projetos voltados à comunidade, já atuando como profissionais sob supervisão. Além disso, a faculdade já estuda a criação da Escola Técnica de Engenharia, que promoverá estágios diferenciados em que os alunos terão professores como tutores. Todos os vínculos de estagio com a faculdade também são supervisionados pelo corpo docente, que foca no aprendizado pratico da profissão.

Tudo isto vem pela necessidade, na atualidade, das mudanças no perfil desse profissional. Com a crise financeira, alguns engenheiros civis passaram a enfrentar dificuldades para se manter no mercado de trabalho. A engenharia se acostumou, nos anos de ouro da economia brasileira, a trabalhar com fartura de materiais nobres e muita mão de obra para executar os projetos. Hoje as empresas precisam de profissionais criativos, capazes de executar projetos com a mesma excelência, porém utilizando menos recursos. A tecnologia cada vez mais avançada permite que a engenharia opte por formas alternativas de execução, utilizando materiais novos, versáteis e de baixo custo.

“Nosso objetivo ao trazer nossos alunos para a pratica é que eles saiam para o mercado de trabalho com a possibilidade de se adequarem a diferentes áreas, além de serem profissionais proativos e criativos, seguindo as necessidades do mercado atual”, finaliza Wandemyr Filho. Para saber mais sobre o curso da Faculdade Cosmopolita acesse https://www.faculdadecosmopolita.edu.br/eng-civil