Engenharia Ambiental e preservação: um curso para o futuro

January 15, 2018

A principal função do engenheiroambiental e sanitário é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, reduzindo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.Na prática, este profissional projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. É responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais.

 

Na Faculdade Cosmopolita o curso é unido a engenharia sanitária, tornando o leque profissional deste aluno ainda mais amplo. O curso de engenharia ambiental é normalmente focadomais nas questões ligadas à preservação do meio ambiente, ao licenciamento ambiental e à redução do impacto da poluição gerada por indústrias. Já engenharia sanitária vai ter mais matérias sobre abastecimento de água, coleta de lixo doméstico e tratamento de esgoto e resíduos industriais – mas pode não abordar licenciamento ambiental. As faculdades que combinam os dois cursos temesta união como grade curricular.

 

O currículo é multidisciplinar, com matérias das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Aulas de física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografa e hidráulica, além de disciplinas profissionalizantes, como tratamento de resíduos, cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos e avaliação de impactos ambientais. Como uma faculdade localizada na amazônia brasileira, a Cosmopolita direciona seu curso para a prática voltada a sua conservação.

 

Carreira -Entre as áreas que esse profissional pode seguir estão bioprocessos e biotecnologia, controle de poluição, geoprocessamento, planejamento e gestão ambiental, recuperação de áreas, recursos hídricos, saneamento,pesquisa, entre outros.

 

Com a preocupação com o ambiente e a cobrança das autoridades para que indústrias dos mais variados setores adotem ações de sustentabilidade como programas de uso racional da água ou de tratamento de resíduos, aumentou a busca por esse profissional. A maior demanda parte de consultorias, onde este engenheiro é solicitado a atuar na área de licenciamento ambiental.Governos e instituições públicas tem procurado cada vez mais por este profissional também.

 

As oportunidades melhores de emprego para a área são maiores em capitais e cidades de médio porte, e em regiões com maior concentração de atividades industrial e agrícola como o Sudeste e Sul do Brasil, entretanto, a região norte e grande parte da Amazônia tem tido uma demanda crescente por este profissional. Para saber mais sobre o curso ofertado na faculdade cosmopolita acesse https://www.faculdadecosmopolita.edu.br/eng-ambiental

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes

5/11/2019

Please reload

Confira nossas Redes Sociais
  • Cosmopolita Facebook
  • Cosmopolita LinkedIn
  • Cosmopolita YouTube
  • Cosmopolita Instagram
Fique conectado nas nossas redes sociais.
A Cosmopolita
A Faculdade Cosmopolita, como instituição educacional, destina-se a promover o ensino, a investigação científica e a extensão em nível superior.

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta: 7:00 às 22:00

Sábado: 8:00 às 12:00

Av. Tavares Bastos, 1313. CEP. 66.615.005 | Bairro Marambaia.

 

(91) 3243-3128 / 3243-4612 / 3243-4975

Whatsapp  98568-6344

 

contato@faculdadecosmopolita.edu.br

FACULDADE COSMOPOLITA

© Todos os Direitos Reservados