Professor da Faculdade Cosmopolita participa de pesquisa para combater o câncer

January 30, 2018

Professor e mestre da Faculdade Cosmopolita, Pedro Iuri Castro desenvolveuum projeto em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (Ufpa) para o combate do câncer. O trabalho, que consiste na criação de uma nova molécula, resultou em sua dissertação de mestrado quevem chamando muita atenção no Brasil por ser uma inovaçãopara pesquisas relacionadas ao tema.

Desenvolvida por computador, a molécula tem como base o ácido acetilsalicílico - mais conhecida como AAS – e foi desenvolvida em computador, ou seja, não pode ser encontrada na natureza. “A importância dessa pesquisa é que esta molécula vai trazer uma visão defuturo para o do tratamento do câncer, uma vez que através dela é possível que se reduza os efeitos colaterais de da doença que muitas vezes são devastadores para o paciente, assim como alguns tratamentos que hoje são usados. Ela vem para melhorar a qualidade de vida do portador da doença”, explica.

Durante a pesquisa, a molécula criadafoi aplicada em animais, preferencialmentecamundongos, que foram induzidos a células cancerígenas. Após um período de tratamento foi observada uma significativa redução no tamanho do tumor. Além disto, os animais com câncer tratados viveram mais do que os animais que estavam com câncer mas não receberam o tratamento com a molécula.

Um dos tratamentos mais comuns contra o câncer, a quimioterapia causa diversos efeitos adversos e desta forma, acaba diminuindo drasticamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso se deve ao fato de que tais fármacosnão são seletivos em destruir as células tumorais e destroem também as células sadias. Ao ser testada, a molécula criada mostrou também um número reduzido de efeitos colaterais.

Pedro explica que um dos seus objetivos como professor da Faculdade Cosmopolita é mostrar o mundo da pesquisa científica para seus alunos. “A pesquisa científicatraz uma perspectiva nova para o aluno, o torna crítico e o instiga a procurar por problemas que ele não saiba a resposta.Ela incentiva o aluno a entrar neste campo objetivando responder perguntas que ao final, podem se tornar pesquisas renomadas e de grande importância para a humanidade”, finaliza.