PROGRAMA “C” DE COSMOPOLITA É “C” DE COMUNIDADE PROJETO DE EXTENSÃO

May 10, 2018

CAMINHOS AMAZÔNICOS: SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Projeto Caminhos Amazônicos: alunos da Faculdade Cosmopolita e JOCUM promovem ações de Saúde no Município de Abaetetuba, na comunidade Tauerá de Beja – Abaetetuba – PA na data de 05/05/2018

Exitosa!!! Assim foi a missão dos representantes do Projeto Caminhos Amazônicos e da JOCUM-Barcarena, em projeto patrocinado pela Faculdade Cosmopolita em parceria com a organização não governamental Jovens Com Uma Missão (JOCUM)-Barcarena, no último dia 05 de maio.

O Projeto Caminhos Amazônicos inaugurou suas atividades neste mês de maio, com ações de saúde na comunidade do Tauerá de Beja, localizada no município de Abaetetuba (PA).

Os representantes do projeto levaram à comunidade do Tauerá de Beja atendimento diversos, tais como: biomédico, farmacêutico, fisioterapêutico, de enfermagem, médico e odontológico. Foram beneficiadas ao longo do dia, 67 pessoas entre (40 adultos e 27 crianças). Este evento inaugural do projeto, teve a coordenação da Professora M.Sc Raimunda Silvia Gatti Norte, Coordenadora de Extensão da Faculdade Cosmopolita. A ação teve como foco principal promover o bem-estar social e a qualidade de vida por meio de atendimentos de saúde e levantamento de informações das condições sociodemográficas que delinearão as futuras ações na comunidade fruto da parceria entre instituições.

As acadêmicas do curso de Enfermagem, sob a tutoria da Professora M.Sc. Paula Valéria Dias Pena Costa, puderam experenciar o processo completo da anamnese dos pacientes feita pela professora além de aferir a pressão arterial e realizarem testes de glicemia. Os acadêmicos do curso de farmácia, orientados pela Professora M.Sc. Sabrina Carvalho, foram responsáveis por liberar e orientar a população quanto ao uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico voluntário da JOCUM, Dr. Carlos Marcelo, e pela Professora M.Sc. Paula Valéria Dias Pena Costa. Os alunos do curso de fisioterapia, sob a tutoria do Professor M.Sc. Bruno Leonardo Simões da Costa, foram responsáveis pelas orientações e avaliações físicas. Os alunos de Biomedicina, sob a orientação da Professora Dra. Márcia Cristina Furtado Nascimento realizaram abordagens qualitativas por meio da aplicação de formulários e entrevistas a fim de levantar dados sociodemográficos da comunidade. E por fim, os dentistas voluntários da JOCUM, orientaram cuidados com a saúde bucal, evidenciando a placa bacteriana, além de realizarem escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

A próxima ação do Projeto Caminhos Amazônicos na comunidade Tauerá de Beja, Abaetetuba – PA visará coletar materiais biológicos (sangue, fezes e urina) dos pacientes para a realização de exames bioquímicos e hematológicos que serão processados nos Laboratórios da Faculdade Cosmopolita, além da realização de abordagens mais específicas com os demais cursos de graduação da Faculdade, após a avaliação dos dados sociodemográficos coletados na ação inaugural.