O cafezinho que ajuda portadores de rosácea

October 25, 2018

 

 

Um estudo acompanhou 82.737 enfermeiras durante 15 anos e encontrou 4.945 casos de rosácea (5,97%), uma doença crônica da pele do rosto não transmissível. Uma das conclusões é que a cafeína do cafezinho consumido comedidamente reduziu a vasodilatação periférica, diminuindo marcas da afecção nessas pacientes.

 

Suyun Li e colaboradores do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Brown, EUA, destacam também na revista científica Jama Dermatology deste mês que o observado na pesquisa não apoia recomendações anteriores para limitar consumo de cafeína como medida preventiva para a rosácea.

 

Por outro lado, o chocolate, com discreta quantidade de cafeína, pode ser um fator de risco para um surto da doença, mas pela presença de outros fatores em sua composição. Mas a cafeína, segundo os autores, contém agentes antioxidantes e imunossupressores que sugerem poder reduzir o processo inflamatório da rosácea.

 

Não há cura definitiva para a rosácea, mas ela pode ser administrada pela atenção especializada de médicos dermatologistas. Entre seus sinais estão manchas vermelhas, vasos sanguíneos dilatados e vermelhidão facial semelhante a rubor.

 

Segundo o psicodermatologista Tony Bewley, consultor na Barts Health NHS Trust, Londres, em alguns casos pode ser desfigurante, levando o indivíduo a evitar contato público, cancelar compromissos sociais e a demitir-se do trabalho. A afecção provoca estresse e sofrimento psicológico no paciente, relacionado a sentimentos de estigmatização, perda da autoestima e da autoconfiança.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes

5/11/2019

Please reload

Confira nossas Redes Sociais
  • Cosmopolita Facebook
  • Cosmopolita LinkedIn
  • Cosmopolita YouTube
  • Cosmopolita Instagram
Fique conectado nas nossas redes sociais.
A Cosmopolita
A Faculdade Cosmopolita, como instituição educacional, destina-se a promover o ensino, a investigação científica e a extensão em nível superior.

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta: 7:00 às 22:00

Sábado: 8:00 às 12:00

Av. Tavares Bastos, 1313. CEP. 66.615.005 | Bairro Marambaia.

 

(91) 3243-3128 / 3243-4612 / 3243-4975

Whatsapp  98568-6344

 

contato@faculdadecosmopolita.edu.br

FACULDADE COSMOPOLITA

© Todos os Direitos Reservados