Exposição da produção de medicamentos fitoterápicos

November 11, 2019

Os alunos da FAR7M1, sob orientação da Professora MSc. Natasha Silva, realizaram nesta última sexta-feira (09/11) uma exposição da produção de medicamentos fitoterápicos, onde os mesmos praticaram a elaboração de uma pesquisa fitoquímica de material vegetal nos quais se extraíram princípios bioativos de plantas medicinais para a preparação de formas farmacêuticas. Vivenciando a interdisciplinaridade da farmacognosia, fitoquímica e farmacotécnica, os alunos em laboratório escolheram as espécies: Equisetum arvense, Hortelã-pimenta e Arnica montana, onde elaboram tinturas que continham grande teor de metabólitos secundários como flavonoides, saponinas e óleos essenciais (onde estes possuem propriedades farmacológicas) e impregnaram em formas farmacêuticas semi-solidas como gel, pomada e linimento. Na exposição foram descritos a metodologia desde a extração dos constituintes químicos até a etapa final, uma forma farmacêutica, um fitoterápico, assim como suas indicações terapêuticas e modos de uso. Além do mais, puderam também enfatizar ao público a importância do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, como uma alternativa terapêutica para nossos pacientes.